sistemas auxiliares

O sistema de alimentação do motor a explosão é composto pelo tanque de combustível, carburador e coletor de admissão.
O tanque é um reservatório de combustível, tendo no seu interior uma bóia que comanda um sistema elétrico indicado no painel do combustível.
A bomba de combustível, puxa o combustível do tanque ao carburador. Este por sua vez, prepara a mistura explosiva, enquanto o coletor se encarrega de distribuir a mistura aos cilindros.

Cada componente realiza um trabalho muito importante e que merece ser comentado. Antes, porém, é preciso ressaltar que atualmente o motor a explosão é alimentado por dois tipos de combustível:álcool e gasolina.
O motor a álcool e à gasolina estão equipados com componentes próprios no sistema de alimentação, em função da corrosão causada por cada tipo de combustível.

Quando o combustível é a álcool, as peças são tratadas por processos químicos contra corrosão, recebendo revestimento interno no tanque, bomba e carburador bicromatizado. Isto é identificado pela cor e brilho diferentes da cor e aspecto tradicionais das mesmas peças para gasolina.
Em geral, o tanque de combustível fica colocado em posição oposta a do motor. Quando o motor fica na frente, o tanque fica atrás; quando o motor fica atrás, o tanque é colocado na frente. A razão disso é uma melhor distribuição de pesos sobre o veículo, para se conseguir maior estabilidade.
O tanque, quando cheio, pesa aproximadamente a metade do motor. Colocando-se em posição oposta, conseguimos uma melhor estabilidade. Em alguns veículos, por exemplo, o motor fica atrás e o tanque de combustível ficava na frente.

Em outros tipos de veículo, ao contrário, o tanque ficava atrás e o motor na frente.
Entre o tanque e a bomba há um cano fino (espécie de condutor) que serve de ligação, por dentro do qual circula o combustível. O combustível vem do tanque por dentro desse cano, passa pelo filtro, pela bomba e vai para o carburador. Aí chegando, o combustível se mistura com o ar que através do filtro de ar, e os dois juntos, através do coletor de admissão vão até o cilindro.
O carburador é o acessório mais importante de todo esse sistema e, por causa da sua importância, ele será abordado de forma especial em nossos textos.
fotos http://www.fazerfacil.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Defeitos Que Podem Ocorrer no Fiat Uno

Relatório de visita técnica