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Mostrando postagens de maio 23, 2013

Sistema de ignição Convencional

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Para que a mistura de combustível+ar se queime no interior do cilindro do motor, produzindo assim a força mecânica que o movimenta, é preciso um ponto de partida. Este ponto de partida é uma faísca que inflama a mistura, e que é produzida por uma série de dispositivos que formam o sistema de ignição. A finalidade do sistema de ignição é gerar uma faísca nas velas, para que o combustível seja inflamado. Os sistemas de ignição utilizam diversos componentes que vêm passando por alterações no decorrer dos tempos. Assim, o sistema tradicional tem a configuração mostrada na foto abaixo. Clique na figura para ampliar esquema ligacao A bateria, neste sistema, é a fonte primária de energia, fornecendo uma tensão em torno de 12V nos veículos modernos (nos tipos mais antigos podíamos encontrar também sistemas de 6V e nos mais modernos chegaremos aos 36V). Esta tensão, muito baixa, não pode produzir faíscas. Para que ocorra uma faísca ou centelha é preciso que a eletricidade ...
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Distribuidor A finalidade do  distribuidor  é levar a cada vela a alta tensão no momento em que ela deve entrar em ação. O distribuidor consiste num sistema de contatos móveis, que gira comandado pela própria rotação do motor, de modo a 'distribuir' a alta tensão entre as velas. Outro item visto no interior do distribuidor também é o rotor que serve de ponte de condução do cabo da bobina até o cabo das velas. O elo final da cadeia é formado por um conjunto de velas. Como já vimos, a finalidade das velas é produzir as faíscas que inflamam a mistura de ar com combustível no interior dos cilindros. Limitações Este sistema de ignição é o convencional, sendo utilizado na maioria dos veículos. Além de ter um desempenho razoável dentro de certos limites, como utiliza poucos elementos é bastante confiável. No entanto, alguns pequenos defeitos existem, e é justamente na tentativa de eliminá-los que são criados sistemas mais avançados e sofisticados, principalme...

bobina de ignição

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A bobina de ignição é na realidade um transformador que possui dois enrolamentos de fio de cobre num núcleo de ferro. O primeiro enrolamento, denominado "primário", consiste em poucas voltas de fio grosso, já que nele vai circular uma corrente intensa sob o regime de baixa tensão (os 12v da bateria). A corrente normal para um veículo de passeio está em torno de 3 ampères. Bobinas especiais para carros de corrida ou "preparados" podem operar com correntes maiores. O enrolamento secundário, por outro lado, consiste em milhares de voltas de um fio muito fino, já que agora temos um regime de alta tensão e baixa corrente. A bobina possui como função elevar os 12 volts da bateria para uma tensão em torno de 20.000 volts, que são transmitidos para as velas. platinado No funcionamento, quando por um breve instante circula uma corrente pelo primário, um forte campo magnético é criado no núcleo de metal ferroso onde está enrolada esta bobina. Este campo tem suas l...

curso do pistao e motores de 4 tempos

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detalhe do pistão O caminho percorrido pelo pistão chama-se curso. É, portanto, a distância entre o PMS e o PMI. O princípio pelo qual o motor se movimenta é o seguinte: 1. A válvula de admissão “abre” e o cilindro aspira a mistura ar + combustível através do movimento de descida do pistão; 2. Fecha-se a válvula de admissão e o pistão volta a subir para comprimir a mistura. Neste instante salta uma faísca pela vela; 3. A mistura ao inflamar-se, se transforma em gases de alta pressão empurrando o pistão para baixo; 4. O pistão desce junto com a biela que movimenta o virabrequim e este volta a subir, abrindo a válvula de escape e expelindo os gases recomeçando assim o novo ciclo. A queima da mistura ar-combutível comprimida na câmera de combustão, ocasiona a explosão. Este processo é conhecido como tempo útil de trabalho. Esta força “empurra” o pistão para baixo, fazendo a biela girar o eixo de manivelas. Como o motor tem vários cilindros que vão explodindo, de acordo com a ord...

COMPONENTES ELETRÔNICOS PASSIVOS

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Os Resistores são componentes eletrônicos construídos com materiais maus condutores de eletricidade (de alta resistividade) e são usados para dificultar (limitar) a passagem da corrente elétrica num determinado ponto do circuito, ou ainda, diminuir a tensão em vários pontos de um circuito eletrônico, conforme a necessidade do projeto. Conforme vemos nos exemplos abaixo, eles são usados para diminuir ou dividir a tensão em vários pontos do circuito. Desempenham papel fundamental na polarização dos transistores e CIs (circuitos integrados) que são os principais componentes ativos dos circuitos eletrônicos:

motores a explosão

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Para facilitar as explicações será visto, inicialmente, um motor com um só cilindro. Não é o normal. Apenas  algum tipos de motores têm um só cilindro: motoneta, motocicleta, motor de popa. O normal é ter vários cilindros. Entretanto, a explicação torna-se mais clara e, uma vez entendido o motor de um cilindro, será bem mais fácil compreender a derivação do motor com vários cilindros, que iremos fazer posteriormente. Teremos, então, uma repetição, nos vários cilindros. do que ocorre num deles. O motor é constituído, essencialmente, pelas peças indicadas na foto abaixo:  corpo do motor é um bloco de ferro fundido com um "buraco" de forma cilíndrica, no seu interior. Esse "buraco" recebe o nome de Cilindro (foto 2). Dentro do cilindro desloca-se o pistão, cujo movimento é subir e descer (foto 3). Atravessado no pistão, há um pino que fica numa haste chamada biela. (foto 5). Quando o pistão sobe e desce, a biela o acompanha. Na outra extremidad...