curso do pistao e motores de 4 tempos


detalhe do pistão
O caminho percorrido pelo pistão chama-se curso. É, portanto, a distância entre o PMS e o PMI. O princípio pelo qual o motor se movimenta é o seguinte:
1. A válvula de admissão “abre” e o cilindro aspira a mistura ar + combustível através do movimento de descida do pistão;
2. Fecha-se a válvula de admissão e o pistão volta a subir para comprimir a mistura. Neste instante salta uma faísca pela vela;
3. A mistura ao inflamar-se, se transforma em gases de alta pressão
empurrando o pistão para baixo;
4. O pistão desce junto com a biela que movimenta o virabrequim e este
volta a subir, abrindo a válvula de escape e expelindo os gases recomeçando assim o novo ciclo.
A queima da mistura ar-combutível comprimida na câmera de combustão, ocasiona a explosão. Este processo é conhecido como tempo útil de trabalho. Esta força “empurra” o pistão para baixo, fazendo a biela girar o eixo de manivelas.
Como o motor tem vários cilindros que vão explodindo, de acordo com a ordem de explosão, a árvore de manivelas aumenta o giro rapidamente, "embalando" o motor.
 tempos
Segundo tempo - Compressão:O pistão sobe desde o ponto morto inferior até o superior. As duas válvulas ficam fechadas. Conseqüentemente, a mistura de ar e combustível é comprimida, até ser reduzida apenas ao volume compreendido entre o ponto morto superior e a parte superior do cilindro (cabeçote).
Como resultado da compressão, a mistura se aquece e as moléculas de combustível ficam mais próximas das moléculas de ar. Os dois fatos melhoram a combustão. Durante o primeiro tempo, o pistão percorreu uma vez o seu curso e, durante o seu segundo tempo, novamente; o pistão percorreu, portanto, duas vezes o seu curso. Enquanto isso, o virabrequim deu uma volta.
Terceiro tempo - Explosão:Quando a mistura ar + combustível está fortemente comprimida dentro do cilindro, a vela faz saltar uma faísca bem no meio da mistura. Esta se incendeia. Formam-se os gases da explosão, que empurram violentamente o pistão para baixo, uma vez que as duas válvulas estão fechadas e por aí não podem escapar os gases. O pistão inicia então o seu movimento descendente, até o ponto morto inferior.
Quarto tempo - Escapamento:O pistão sobe novamente desde o ponto morto inferior até o superior. Mas durante este curso abre–se a válvula de escapamento. O pistão, subindo, expulsa todos os gases resultante da explosão que se encontram dentro do cilindro. É a fase de escapamento dos gases. Quando o pistão atinge o PMS, fecha–se a válvula de escapamento, e assim, o ciclo recomeça.
RESUMINDO:1º tempo: admissão
2º tempo: compressão
3º tempo: explosão ou tempo morto ou útil
4º tempo: escape

fonte /www.mecanicaonline.com.br
fotoshttp://www.tocadacotia.com/wp-content/gallery/pistao/pistao-3.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

sistema de transmissão

I n f o r m á t i c a B á s i c a