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Mostrando postagens de julho 5, 2013

Porque os catalisadores são necessários?

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Além do produtos primários - dióxido de carbono e a água, a queima de combustíveis fósseis, com ar, produz poluentes como monóxido de carbono (CO), Hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (Nox) e dióxido de enxofre (SO2). Nos motores diesel existem ainda os particulados finos de material sólido (fuligem diesel), que contaminam a atmosfera se não forem eliminados. As substâncias ativa são o óxido de alumínio, metais preciosos cataliticamente ativos (Pd,Pt e Rh) e promotores (substâncias que aumentam a ação catalítica dos metais preciosos). Somente as substâncias ativas são responsáveis pelos efeitos catalíticos; a colméia cerâmica ou metálica serve apenas como material-suporte. A colméia cerâmica consiste de corderita. Este material de magnésio - alumínio - sílica, é distinguido particularmente pela sua alta resistência à temperatura. A colméia metálica consiste de uma liga especial, à qual é enrolada e soldada através de uma técnica específica, formando o suporte metáli...

PRONCOVE - Programa de Controle de Poluição do Ar dos Veículos Automotores

PRONCOVE  - Programa de Controle de Poluição do Ar dos Veículos Automotores - com a participação de representantes do Governo, associação de defesa ao meio ambiente e fabricantes de veículos de autopeça. O Proncove definiu um cronograma de alterações nos níveis máximos de emissão de gases dos veículos a serem cumpridos, obrigatoriamente, pelos fabricantes de veículos e fiscalizado pelos órgãos competentes. Em sua primeira etapa, o Proncove atingiu seu objetivo final de fixar em todos os carros zeros quilômetro produzidos a partir de 1990 os seguintes limites: até 24 gramas de CO por quilometro rodado, 2,1 gramas do hidrocarbonatos (HC), 2,0 gramas de óxido de nitrogênio (Nox) e 3,0% de emissão de gás carbônico em marcha lenta, com o veículo parado. A partir de 1992, na segunda etapa do programa, reduziu-se pela metade os níveis de emissão estabelecidos em 1990. A terceira e última etapa, teve início em janeiro de 1997, levando o Brasil ao nível dos paises mais desenvolvido...

Silenciador influi no consumo do veículo

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Boa parcela dos motoristas ainda está longe de imaginar a importância do sistema de escapamento, parte integrante de qualquer veículo automotor. Pior: por nunca ter sido considerada “peça vital”, que é aquela sem a qual o veículo não anda, o principal componente deste sistema, o silenciador, não recebe a atenção que lhe é devida. Ao contrário do que muitos pensam, a função do escape não fica restrita apenas à poluição sonora e ambiental. Ela tem muito a ver também com o desempenho do motor, consumo de combustível e até com a saúde do homem. Um motor de combustão interna funciona a partir da explosão de uma mistura comprimida, que causa a expansão dos gases que movem o pistão de um cilindro. Ao fim do ciclo deste pistão, as válvulas de escape se abrem e os gases queimados são expulsos à extraordinária velocidade e elevado nível de ruído. Como qualquer motor de automóvel possui um grupo de cilindros (no caso de veículos automotores a exceção fica para alguns modelos de motocic...

Sistema auxiliares: Escapamento

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Definições À primeira vista, pode parecer que o sistema de escapamento não envolve maiores complexidades técnicas. Sua concepção, no entanto, exigiu muitos anos de pesquisa para que ele exercesse adequadamente suas diversas funções. Em primeiro lugar, o escapamento deve oferecer uma via de escape aos gases residuais do motor. Deve, também, atenuar o ruído das ondas sonoras produzidas pelos gases que saem do motor sob alta pressão. E, finalmente, quando bem regulado, o sistema de escapamento pode estimular a rápida saída dos gases queimados no motor. Peças do Sistema O sistema de escapamento possui diversos componentes. O  coletor de escape  consiste numa série de tubos ramificados, conectados ao cabeçote de cada um dos cilindros. Estes, por sua vez, ligam-se aos dutos de escape, através dos quais os gases deixam os cilindros. O coletor é, então, ligado à tubulação que corre por baixo do carro até o primeiro abafador. Daí, outros tubos levam os gases quentes residu...

Bomba de combustivel

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O combustível vem do tanque e é aspirado pela bomba, que o envia à cuba do carburador. Por outro lado, o ar passa pelo filtro e vai para o carburador. Aí os dois se encontram e se misturam. Seguem então para o motor, através de dutos que são conhecidos pelo nome de coletor. A rigor esse nome não é o correto, porque a palavra coletor significa "alguma coisa que coleta, que reúne". Mas, assim como tantos outros, é o nome pelo qual é conhecida essa peça. A sua função é distribuir, em partes iguais, para todos os cilindros, a mistura do carburador. O coletor recebe a mistura do carburador por sua parte central e a distribui igualmente para os quatro cilindros. Os coletores de admissão são projetados de maneira que a mistura não tenha preferência por um cilindro ou por outro. As dificuldades apresentadas para a mistura caminhar devem ser iguais, para evitar que um cilindro receba mais combustível do que outro. O coletor de admissão é montado sempre por cima do coletor de es...

Aula da professora deGestão da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente

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Rosiely Sena Oliveira é a nova  professora do curso de mecanica automotiva do ceteb turmas 5 e 6.vespertino  com carga horariade  : 40h  . será responsável por dar conteúdos e     Aprofundar os conceitos em Segurança e Medicina do Trabalho em relação as NR. Conceitos de Acidente do Trabalho, CAT, CLT, EPI’s e EPC’s.   CIPA comissão Interna de Prevenção de Acidente NR5. ·     Riscos Ambientais e mapa de risco , Gerenciamento dos riscos -      NR 17 Ergonomia.     NR 23 combate a incêndio   ·     NR 12 Maquinas e Equipamentos ·     NR 23 Combate a Incêndio ·     Poluição Atmosférica ·     Poluição do Solo ·     Poluição das Águas ·     Disposição de resíduos e reciclagem ·     Os automóveis e seus  resíduos (reaproveitamento). Sustentabilidade    ·  ...

sistemas auxiliares

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O sistema de alimentação do motor a explosão é composto pelo tanque de combustível, carburador e coletor de admissão. O tanque é um reservatório de combustível, tendo no seu interior uma bóia que comanda um sistema elétrico indicado no painel do combustível. A bomba de combustível, puxa o combustível do tanque ao carburador. Este por sua vez, prepara a mistura explosiva, enquanto o coletor se encarrega de distribuir a mistura aos cilindros. Cada componente realiza um trabalho muito importante e que merece ser comentado. Antes, porém, é preciso ressaltar que atualmente o motor a explosão é alimentado por dois tipos de combustível: álcool e gasolina. O motor a álcool e à gasolina estão equipados com componentes próprios no sistema de alimentação, em função da corrosão causada por cada tipo de combustível. Quando o combustível é a álcool, as peças são tratadas por processos químicos contra corrosão, recebendo revestimento interno no tanque, bomba e carburador bicromatizad...