Bomba de combustivel
O combustível vem do tanque e é aspirado pela bomba, que o envia à cuba do carburador. Por outro lado, o ar passa pelo filtro e vai para o carburador. Aí os dois se encontram e se misturam.
Seguem então para o motor, através de dutos que são conhecidos pelo nome de coletor. A rigor esse nome não é o correto, porque a palavra coletor significa "alguma coisa que coleta, que reúne". Mas, assim como tantos outros, é o nome pelo qual é conhecida essa peça. A sua função é distribuir, em partes iguais, para todos os cilindros, a mistura do carburador. O coletor recebe a mistura do carburador por sua parte central e a distribui igualmente para os quatro cilindros.
O coletor de admissão é montado sempre por cima do coletor de escapamento. A razão disse é que o calor dos gases de escapamento ajuda a vaporizar o combustível, antes de entrar no cilindro, resultando daí uma melhoria na combustão. O aluno deve saber que quando estudamos carburação, assinalamos a importância de ter o combustível bem vaporizado antes de entrar no cilindro.
Escapamento e silencioso
Os gases queimados que saem dos cilindros devem ser eliminados e isto é feito por meio de um cano de escapamento ligado ao coletor de escapamento. O cano de escapamento solta os gases queimados atrás do veículo, para não incomodar os seus ocupantes. Por isso, ele passa por baixo da carroçaria e vai até a parte traseira do veículo. Nos veículos com motor atrás, o cano de escapamento é mais curto.
O silencioso é uma peça utilizada ao longo do cano de escapamento, para amortecer os ruídos próprios da explosão e escapamento dos gases. Isso é conseguido por uma distribuição adequada de canos furados dentro de uma câmara. Quando os gases de escapamento passam por aí, expandem, mas o conjunto funciona como um colchão de ar. Compensando as expansões e as contrações. Resulta disso um funcionamento mais silencioso.
fonte: mecanica online
Comentários
Postar um comentário