trabalho de oficina: ar condicionado


Ar condicionado automotivo 

O ar condicionado é um sistema desenvolvido especificamente para o conforto do usuário, tanto o ar condicionado residencial quanto o ar condicionado automotivosão equipamentos que regulam a temperatura interna dos ambientes reduzindo o impacto do calor. No automóvel o sistema de ar condicionado tem uma importância maior, pois, diferente das residências, que são projetadas para inibir a ação do calor através dos materiais utilizados em sua construção, no automóvel esta idéia fica limitada pois, um veiculo tem como sua principal utilidade a locomoção e para tanto utiliza materiais e projetos específicos para este fim, ficando para um segundo plano os itens de conforto. Assim, como os veículos não foram feitos para nos proteger do calor foram criados dispositivos que pudesses amenizar a exposição dos motoristas ao clima. E o ar condicionado automotivo é um destes dispositivos. Assim sendo, duas questões ficam pendentes quando falamos sobre ar condicionado automotivo, são elas: instalar um ar condicionado em meu carro pode danificá-lo? e a falta de manutenção pode me trazer algum risco?




fotos : mecânica buduca























ANEXOS


Opcional – fotos, gráficos etc. (extraído do outro).































APÊNDICES


Opcional – fotos, gráficos etc. (construídos pelos autores).







 [J


1    INTRODUÇÃO






O presente trabalho aborda a redução do desperdício de materiais assim como implantar um programa de sustentabilidade num ambiente que produz diariamente resíduos que requerem uma correta gestão, a fim de minimizar o seu impacto no meio ambiente, constituindo também uma exigência legal a cumprir. O decreto lei nº 239 de 9 de setembro de 1997.
Por fim o trabalho se estrutura da seguinte maneira: a introdução com os objetivos, da pesquisa e apresentação do problema, o referencial, teórico com um apanhado dos assuntos abordados para melhor entendimento do problema apresentado assim como o conhecimento da pesquisa que desenvolveram os estudos.
Toda a organização que procura manter-se num mercado cada vez competitivo tem que buscar um diferencial em relação às concorrentes. O gestor pode traçar metas quando a gestão é integrada, pois controle torna-se mais eficaz e direto: é simples e menos propenso a erros, possibilitando assim, um controle mais eficiente no qual os erros são corrigidos com mais agilidade.
Com o projeto de oficina mecânica sustentável não autorizada no modelo de gestão integrada que pode auxiliar a empresa a atender satisfatoriamente os clientes. A Não autorizada se distingue das autorizada (que também é conhecida como Concessionária) é ligada ao fabricante e por isso fica obrigada a utilizar somente peças genuínas. Já a especializada pode ter um excelente serviço, mas não tem a obrigação de utilizar as peças de fábrica. Ou seja, as oficinas especializadas são empresas com experiência em determinado tipo de conserto, não possuindo vínculo com os fabricantes.



















1.2       HIPÓTESES



·     BÁSICA: será possível atingir resultados e economia de gastos se implantado for uma oficina sustentável com gestão integrada

·     SECUNDÁRIAS:
seria possível ter qualidade total no modelo de oficina de carros
e seria possível ter no mesmo modelo conhecimentos de segurança do trabalho a partir dos estudos de mapa de risco
é possível aplicar novas tecnologias de acesso pra diagnósticos de automóveis que poderiam ser aplicados.














1.3       JUSTIFICATIVA

a realização da pesquisa se deu por várias as razões pela quais  levantamos aqui uma delas foi por conta de finalização de trabalho de atividade avaliativa de conclusão de componente curricular estudos interdisciplinares e nossa escolha se deu pelas muitas  vantagens e contribuições que a pesquisa a relevância social e científica (do projeto como inserção de conhecimentos no trabalho de tudo que aprendemos até aqui no curso de mecânica automotiva















1.4       OBJETIVOS





        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



2.1 Descartes do Material:
Não adianta o Brasil apenas investir em tecnologias para redução do consumo de combustível e a emissão de poluentes, ou mesmo incentivar o motorista a regular o motor e trocar os filtros do carro periodicamente se o descarte dos materiais na maioria das oficinas mecânicas representa uma agressão ao meio ambiente. O resto de óleo usado é jogado no esgoto e as peças e vidros vão para o lixo comum.
A destinação correta tem motivos de sobra para ser importante: só o vidro leva 1 milhão de anos para se degradar segundo a Associação nacional de vidraçarias1. O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e o Serve Brasil lançaram na Automec 2009 – 9ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (de 14 a 18 de abril), em São Paulo, a “Certificação Ambiental” para a área da reparação. Inédita no mercado, a certificação vai atestar que as oficinas e centros de reparação possuem processos ambientalmente sustentáveis e contam com procedimentos de descarte e reparos adequados.
Segundo o engenheiro Mário Guitti, superintendente do IQA:
Hoje, em qualquer área, buscam-se soluções eficientes que causem menos impactos na natureza. Na área da reparação, isso significa se preocupar com o descarte de peças, fluidos, reutilização de peças e reciclagem. Ações que trarão benefícios diretos não só para a empresa, mas para a sociedade como um todo.



Ele destaca ainda o objetivo do Selo Verde IQA-CESVI também é inserir o mercado da reparação na questão ambiental.


2.2 Meio Ambiente: 
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, assustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
O novo escopo de certificação das entidades vai analisar requisitos específicos sobre questões ambientais em funilaria, pintura, mecânica e administração. “O automóvel é um dos produtos que também poluem o meio ambiente, desde o desenvolvimento até quando chega ao mercado e vai para a reparação. Neste ponto, inúmeros procedimentos são nocivos ao meio ambiente, como o descarte de peças sem critérios corretos, fluídos, pneus, pintura, lavagem de equipamentos, entre outros. A certificação vai atestar que a empresa realiza processos de reparação adequados, que causam menos impactos”, destaca Mário Guitti.
Na mecânica, requisitos como sistema adequado de lavagem de peças (não agressivo ao meio ambiente) e descarte adequado de peças também são verificados. “Outro ponto importante, não obrigatório num primeiro momento, é possuir um sistema de decantação de óleo. A mistura da água com óleo, proveniente da lavagem de motores, vai muitas vezes direto para o esgoto, contaminando o lençol freático. O sistema de decantação de óleo faz o trabalho da separação, jogando no esgoto a água limpa e num outro recipiente o óleo coletado, que depois pode ser vendido”, explica Mário Guitti.
Outro ponto importante, segundo Mário Guitti, é a reutilização da água da torneira, chuveiro e da chuva para limpeza das áreas que não necessitam de água limpa. “A ideia de se criar recomendações como essas e outras, como utilizar telhas transparentes para economizar energia e diminuir quantidade de lâmpadas acesas, é justamente para gerar essa consciência ambiental e inserir o segmento nesta questão, além de alertar os próprios consumidores”, diz. De acordo com o engenheiro do IQA, é fundamental que a administração tenha comprometimento quanto aos aspectos ambientais e separação de resíduos. “Só assim essa consciência poderá ser implantada de maneira efetiva”, acrescenta. Para tanto, é preciso que a administração desenvolva um planejamento, treinamento e conscientização dos funcionários e, além disso, atente-se para cumprir a legislação ambiental vigente na região onde atua. As oficinas que atenderem a todos os itens de preservação do meio ambiente recomendados na certificação ganham o selo de reconhecimento público, o Selo Verde IQA-CESVI, que poderá ser divulgado para todos os clientes.
Atualmente, cerca de 1.500 litros de óleo são coletados dessa maneira por mês. A cada quinze dias o material é recolhido por um caminhão tanque da Lwart Lubrificantes, empresa que atua na coleta e refino de óleos lubrificantes usados, produção de celulose e fabricação de produtos para a impermeabilização, proteção termo-acústico e pavimentação. Para desenvolver o trabalho de reciclagem, as concessionárias procuraram uma empresa recicladora com registro na Agência Nacional de Petróleo.

2.3 Benefícios

A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
2.4 Realiza diagnósticos, manutenção e instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos. Avalia e busca melhorias quanto à emissão de gases poluentes e às condições gerais de funcionamento e segurança do veículo. Coordena equipes de mecânicos para os diversos tipos de automóveis. Controla o registro, seguro e documentação de veículos automotivos


3            METODOLOGIA

Essas informações são utilizadas para traçar um panorama e servem de referência para [JG2] a formulação de estudos na área da implantação e instalação de empresa de serviços a partir dos relatos coletados);e Além disso, os resultados obtidos na Coleta de dados através  do questionários juntamente com outras avaliações do visitas in loco Oficinas automotivas não autorizadas em Feira de Santana-BA são utilizados para o indicador que serve de referência para as metas implantação;  e do Plano de negócios futuros indicando O Ambiente da Oficina ( Layout Conforto),As Novas Tecnologias Marketing( Propaganda),  , Segurança (mapeamento de riscos do local) Atendimento ao público( Recepção). sustentabilidade( Manutenção e descarte do material(reciclagem e reaproveitamento)
Questionários
Os questionários
 do projeto são utilizados para facilitar a coleta das informações pelas pesquisa e revisão de bibliografia na Internet. Fizemos o levantamento de perguntas apartir de nossos conhecimentos de mecânica de carros  dirigir a um local "oficina próximo a João Durval esquina com a tintas Alves ali preenchemos com o dono as questões perguntada a ele depois do preenchimento dos dados, inclusive para as instituições privadas pedimos que assinasse via autorizando a publicação e subsidiando as ações da próxima etapa que seria a leitura dos dados e comentários feitos pelo mesmo e colocado aqui várias citações



4  CRONOGRAMA






























5  ORÇAMENTO


os custos previstos com despesas diversas de instalação de oficina






























6 CONSIDERAÇÕES FINAIS






















ANEXOS


O fotos, gráficos etc. 































APÊNDICES


Opcional – mapa de risco em planta baixa 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Defeitos Que Podem Ocorrer no Fiat Uno

Relatório de visita técnica