Vantagens e desvantagens do ar condicionado no carro

O ar condicionado, cada vez mais utilizado, está entre os itens da lista de acessórios que valorizam o automóvel. Criado em 1902, por Willis Carrier, o equipamento está presente em 42% dos veículos da frota nacional.
O diretor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de veículos do Distrito Federal (SINCODIV/DF), Ildeumar Fernandes, alerta sobre o uso do ar condicionado. "O sistema aumenta consideravelmente o consumo de combustível em carros nacionais. Nos veículos importados, essa característica é pouco perceptível. A potência do motor exigida pelo ar condicionado pode variar de acordo com o modelo do automóvel", explica. Veículos com climatização digital precisam de uma potência menor do motor para manter o equipamento funcionando.
A climatização digital trabalha com o sistema de injeção que reconhece a temperatura interna e externa (ambiente), por meio de sensores existentes dentro do veículo. A temperatura é informada para o módulo, que faz o cálculo, este envia para o climatizador que verifica a necessidade exigida do compressor, o que gera um uso menor da potência do motor enquanto o equipamento está ligado. "Veículos com a climatização digital contam com mais um benefício. Em situações que exijam maior aceleração, o carro consegue compreender a necessidade e desligar o compressor do ar temporariamente para priorizar a potência do motor", esclarece o diretor.
Para os carros que não dispõem desta tecnologia, a potência do motor roubada pelo ar condicionado pode chegar a até 10 cavalos. Para diminuir a exigência da potência do motor em carros populares, é necessário sair do método analógico para o digital, onde aspectos como decodificação e interpretação da informação, válvulas e outros dados se tornam compreensíveis à linguagem do veículo.
O filtro de ar precisa ser trocado. Essa troca varia de acordo com o automóvel e as condições de uso. A cada revisão é verificado se existe ou não a necessidade de trocar o filtro, que pode ser de antipolén ou carvão ativado. Carros que costumam passar por muitas estradas de terra têm de trocar o filtro em intervalos mais curtos de tempo.
O ar condicionado, além de valorizar o automóvel, traz algumas vantagens. Entre elas, desembaçamento dos vidros, ambiente em temperatura agradável e diminuição da respiração de ar poluído. "A diferença de temperatura do corpo e do veículo são grandes. Nossa temperatura fica geralmente, entre 36 e 37 graus, num dia mais frio, a temperatura pode chegar a 20 graus, o que causa uma desigualdade de temperaturas no veículo, que é equilibrada com o ar condicionado", diz Fernandes.
Problemas respiratórios possíveis pelo uso do ar condicionado podem ser evitados ao abrir as janelas e deixar ocorrer a troca de ar, tirando o ar viciado que é prejudicial a saúde.


fonte:http://www.mecanicaonline.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

curso do pistao e motores de 4 tempos

sistema de transmissão

I n f o r m á t i c a B á s i c a