palno de negocio

CHARLES RIBEIRO
GALDECI FERREIRA LEAL
GEANE DE LIMA LEANDRO
JOSIMAR CARNEIRO
JOSUE DA LUZ NASCIMENTO
RAMON DE JESUS

                                                   






PLANO DE NEGOCIOS










Feira de Santana
2013







CHARLES RIBEIRO
GALDECI FERREIRA LEAL
GEANE DE LIMA LEANDRO
JOSIMAR CARNEIRO
JOSUE DA LUZ NASCIMENTO
RAMON DE JESUS












 Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina gestão de negócios e empreendedorismo , do CEEP Áureo de Oliveira Filho, sob orientação do Prof°. Leticia Garcia.










Feira de Santana
2013



AGRADECIMENTOS


Chegar ao final de uma etapa tão importante como esta
tem sido para mim é realmente muito especial.
Gostaria de agradecer a todos aqueles que se fizeram
presentes nesse processo e de alguma forma deram sua
contribuição.
Primeiramente, agradeço a Deus pelo dom da vida e
por me dar a chance de vivenciar oportunidades tão
maravilhosas.
Agradeço aos meus pais, pelo apoio, a compreensão, o
afeto a todos os momentos, e por proporcionarem
oportunidades que eles não puderam



























RESUMO


Atualmente, a cada ano a indústria automobilística bate seu recorde com base no ano anterior e o aumento de veículos em circulação cresce consideravelmente em cada período. A cada lançamento, surgem novas tecnologias, com componentes de maior durabilidade, fatores influenciados pela grande competitividade existente no setor. Logo, para as empresas atuantes no setor de reparação automotiva o desafio é constante e não poderia ser de outra forma. Para que possam se manter no mercado, as reparadoras automotivas devem estar atentas as constantes mutações no setor e realizar os ajustes necessários para prestar serviços de excelência para o consumidor, que está mais exigente. Para atendê-lo hoje é necessário mais que profissionais qualificados, o cliente está buscando um tratamento diferenciado ao utilizar serviços. Além da qualificação e do bom atendimento, é necessário realizar investimentos em marketing e verificar se a empresa tem retorno das suas atividades. Dessa forma, o presente estudo visa verificar a viabilidade para a implantação de um centro automotivo na região de feira de Santana-Ba  além de analisar o mercado onde o empreendimento deve ser instalado e os investimentos necessários para sua concretização, tendo como apoio a ferramenta Plano de Negócios e trazer conceitos sob os principais aspectos que aborda, como o empreendedorismo, a gestão de serviços e a indústria automobilística. Para a contemplação desses fatores, a pesquisa que foi realizada, sob ponto de vista de seus objetivos, foi exploratória, através de procedimentos técnicos bibliográficos e estudo de caso, que trataram seus dados com abordagem qualitativa e quantitativa. Com os resultados obtidos, pode-se verificar que o empreendimento é viável, tanto econômica, como financeiramente.

Palavras-chave: empreendedorismo, serviços, reparadora automotiva, Plano de
Negócios.
























ABSTRACT



Every year, the automotive industry beats its record on the previous year, and the amount of circulating vehicles grows considerably in each period. On every new release, new technologies arrive, with more durable components. All these factors are directly influenced by the high competitivity in this sector. Consequently, for the companies that deal with automotive repair, there's a constant challenge and it couldn't be otherwise. For them to stay in the market, automotive repairing companies must always be aware of the constant changes in the sector and make necessary adjustments to provide excelent services to the consumer, wich is a lot more demanding. In order to suit these requirements, it takes more than just skilled professionals, for the customer is seeking for a unique treatment when using services. Besides qualification and good service, it is necessary to invest in marketing and make sure that the company's activities are being lucrative. That being said, the present study aims to determinte the viability on the implementation of an automotive center in the region feira de Santana /ba, plus analyzing the scene where this enterprise must be installed - having as a support tool the Business Plan - and bringing concepts on the main aspects that it approaches, such as entepreneurship, service management and the automobile industry. To contemplate all these factors, this research, on the point of view of its objectives, was exploratory and guided trough both technical and bibliographical studies, wich handled all the informations with a quantitative and a qualitative approach. By checking the results, it is possible to verify that such project is viable, both economic and financially. 
Keywords: entepreneurship, service management, car repairing, business plan.






















 SUMÁRIO


INTRODUÇÃO ..........................................................................................................

1.1 SUMÁRIO EXECUTIVO ......................................................................................
1.2 Dados dos Empreendedores, experiência profissional e atribuições.
1.3 Dados do Empreendimento
1.4 Missão da Empresa
 2.ANÁLISE DO MERCADO
2.1. Comportamento dos Clientes
2.2 Estudo das estratégias competitivas
2.3 Estudo dos Fornecedores

3.Plano de Marketing- composto de marketing
3.1 produtos e Serviços
3.2. Preço
3.2. Preço
3.3  promocao
3.5 Localização do Negócio
4. Plano Operacional
4.1 Layout
4.2. Capacidade Produtiva/Serviços
4.3 Processos Operacionais

 PLANO FINANCEIRO .........................................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................

REFERÊNCIAS ........................................................................................................
ANEXO E – QUESTIONÁRIO APLICADO AOS POSSÍVEIS CLIENTES ............... 
ANEXO F –planta baixa






















INTRODUÇÃO

Atualmente, para que as empresas desenvolvam-se e sobrevivam no mercado atuante devem estar em constante atualização sobre as novas tendências e tecnologias do setor de atuação. As empresas de reparação automotiva vivenciam a mesma situação das demais constantemente, pois as atualizações do setor são por vezes, até de forma mais ágil que das demais.
Nesse contexto, desenvolveu-se um Plano de Negócios para verificar a possibilidade de implementação de um centro automotivo na região do feira de Santana /Ba analisando assim a viabilidade econômico-financeira do empreendimento, os aspectos mercadológicos do setor e a estrutura que a empresa deveria comportar. Dessa forma, busca-se analisar e responder a seguinte questão: É viável a implantação de um centro automotivo? A hipótese lançada pelo pesquisador é de que se acredita que possa ser viável a instalação de um centro automotivo visto que o setor automotivo encontra-se em fase de expansão. Como objetivo geral do presente estudo tem-se a proposta de elaborar um Plano de Negócios para verificar a viabilidade para a instalação de um centro automotivo



























1.1Sumário Executivo.



Ao se empreender um novo negócio é preciso cercar de garantias para mantê-lo no mercado, oferecendo produtos e atendimento de qualidade, sendo competitivo, trazendo diferencial competitivo. E Plano de Negócios é uma ferramenta que auxilia nesse processo, entre abrir e manter o empreendimento em pleno desenvolvimento, melhorando as variáveis positivas e as negativas sendo corrigidas, já que planejamento deve ser flexível.

Este se caracteriza por ser um estudo de viabilidade econômica da empresa em questão, principalmente no ramo de Injeção Eletrônica, tem que ser realizado para evitar problemas futuros.
Assim o projeto, defini e analisa pontos relevantes na constituição de um empreendimento tais como: Descrição do Produto, Análise de Mercado, Plano de marketing, Plano Operacional e Financeiro, além dos Cenários que o cercam e viabilidade do mesmo, mesmo porque este dá condições de acompanhar implantação do projeto antes durante e depois de sua concretização, podendo ser readequado se preciso, dando válvulas de reestruturação e recomposição do sucesso esperado.
A empresa se destina a toda a classe que necessite do produto, órgãos públicos e privados, atendendo o município de Feira de Santana-Bahia e sua Região Metropolitana, bem como seus visitantes.
Como o público-alvo gira em torno de catorze cidades, realizou-se uma pesquisa para coleta de informações desses indivíduos, proporcionalmente em cada uma delas, para desenvolver o perfil do cliente do centro automotivo. Após, foi  realizado um levantamento sobre as cidades que possuem mais circulação de veículos na região
A estimativa para a realização do empreendimento é de aproximadamente R$, entregue pronto a funcionar e o faturamento previsto ao mês aproximadamente R$ 97.700,00



1.2. Dados dos Empreendedores, experiência profissional e atribuições.

Sócio 1

Nome: Galdeci Ferreira Leal
Endereço Rua D nº 55 Bairro Morada do Bosque
Cidade Feira de Santana Estado  Bahia.
Telefone (1) 75-3623-5018     Telefone (2) 75-8812-1018

Perfil
Técnico em Manutenção Automotiva
Atribuições
Administração Geral e Financeira do empreendimento.





Sócio 2


Nome: Charles Ribeiro Pereira
Endereço: Rua 18 do Forte, nº 452          Bairro: Rua Nova.
Cidade: Feira de Santana                          Estado: Bahia
Telefone (1) 75 3425-1412     Telefone (2) 75 9249-1475


Perfil

Técnico em Manutenção Automotiva.
Atribuições
Consultor técnico em manutenção automotiva, negociando com os fornecedores, já que a empresa em questão tem uma particularidade, prestar serviços e venda de peças não deve fidelidade a uma distribuidora, exigindo qualidade do produto a ser ofertado.

Sócio 3
Nome: Ramon de Jesus
Endereço: Rua Pedro Alves N° 25          Bairro: Suçuarana.
Cidade: Irará                                            Estado: Bahia.
Telefone 01 (78) 3254-4657.                   Telefone 02 (12) 3214-5657.    


Perfil
Técnico em Manutenção Automotiva
Atribuições
Atua na área de logística e transporte da empresa em questão visando a fluidez dos produtos e matérias a serem utilizados pela empresa.

Sócio 4

Nome: Jeane de Lima       
Endereço: Rua Arco-íris N° 258             Bairro: Tomba
Cidade: São Gonçalo                               Estado: Bahia
Telefone 01 (54) 3256-4589                    Telefone 02 (41) 8547-2524

Perfil
Técnica em Manutenção Automotiva
Atributos
Atua no setor de administração interna realizando atividades coerentes para um bom gerenciamento da referida empresa, elaborando a visão, o valor e a missão desta.
  







1.3 Dados do Empreendimento

Nome da Empresa: Centro Automotivo de Serviços em Injeção Eletrônica Injecar Ltda.
CNPJ 03.794.456/0008-12


1.4 Missão da Empresa

Fornecer serviços de qualidade para linha leve automotiva a preços competitivos em Feira de Santana e região.


1.5 Setor de atividade

      Comércio e serviços de reparação em automóveis de linhas leve.

1.6 Forma Jurídica

     Sociedade Limitada

1.7  Enquadramento Tributário

1.7.1 Âmbito Federal

Super simples nacional

1.7.2 Âmbito Estadual             

         ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços( Sistema de Débito e Crédito) na conta de energia elétrica.



1.8 Capital Social

Números
Nome do Sócio
Valor (R$)
% de participação
Sócio 1
Galdeci Ferreira Leal
R$ 150.000,00
25%
Sócio 2
Charles Ribeiro Pereira
R$ 150.000,00
25%
Sócio 3
Ramon de Jesus
R$ 150.000,00
25 %
Sócio 4
Jeane de Lima
R$ 150.000,00
25 %
Total
R$600.000,00



1.9 Fontes de Recursos

Próprios de seus sócios



2. Análise de Mercado.


2.1 Estudo dos Clientes

2.1.1 Público alvo

         Atender consumidores multimarcas, frotistas e demanda de Prefeituras, transportadoras, empresas de Transporte de passageiros, na cidade Feira de Santana-Bahia e na Região Metropolitana do município.


2.1. Comportamento dos Clientes

         Mercado Consumidor com carros que tem injeção eletrônica desde o monoponto e que constituem o grupo de referencia primário mais influente como pessoa física e jurídica (empresas). Podemos distinguir duas famílias em busca de produtos e atendimento de qualidade, segurança, conforto, preço e sustentabilidade.




2.2 Estudo das estratégias competitivas.

Atualmente, através das inovações tecnológicas cada vez mais constantes, as oficinas mecânicas, hoje conhecidas como reparadoras automotivas, tiveram que se adaptar, modernizar e repensar a estrutura dos seus locais de atendimento, pois os serviços automotivos deixaram de ser algo que somente condizia com o público masculino e os espaços tiveram de ser reorganizados e re-elaborados de forma que fossem mais convidativos para os usuários dos serviços. As mulheres, nesse curto espaço de tempo, também começam na procura por serviços automotivos e passa a exercer o papel da cliente exigente e bem informada. Outro aspecto que passa a interferir no ambiente de trabalho das oficinas mecânicas é o atendimento oferecido nas concessionárias autorizadas, que possuem uma melhor estrutura, em relação às oficinas mecânicas sujas e desorganizadas. Sendo assim, pode-se ver que, como nos demais setores da economia, o ramo automotivo também passou a exigir um atendimento de qualidade, com excelência em seus serviços e qualificação dos seus profissionais.
o tipo de propriedade da organização é contrato de locação de 2 anos ou seja, renovável por mais dois com interesse de compra de área construída de 20.000² metros localizado em área nobre da cidade e em outros  distritos de Feira de Santana-Bahia e na Região Metropolitana, levando consideração preço, condições de pagamentos e  localização.
Os sócios terão na sociedade, os termos de acordos que eles serão como dono do negócio e os membros da diretoria têm experiência e currículo no mercado de Feira de Santana com cursos em São Paulo junto a montadoras, com nomes de pesos na área de manutenção. O controle pra assinar os cheques é somente do administrador que fica na responsabilidade do estoque mínimo e como os membros tem funções definidas tanto na área administrativa quanto da área operacional, os seus salários são estabelecidos com compensações e metas estabelecidas por produção tanto no processo de reparação quanto de contratos novos.

2.3 Estudo dos Fornecedores.

A concorrência é direta como fornecedor de distribuidoras de peças Tratando como  fator diferencial o não vinculo com distribuidoras, assim conseguindo parcerias com distribuidoras mantendo  um poder de barganha maior, preservando a qualidade , preço acessível ao consumidores finais.
São milhares de itens em catálogos explicativos e ilustrados presentes em diversos pontos de venda em todo o território nacional.

Maiores Fornecedores: NGK, BOSH, M. TE Thompson Magnetti Marelli



3.Plano de Marketing- composto de marketing

3.1 produtos e ServiçosQuadro 09 –
 Projeção de serviços semanais a serem prestados
Serviço a ser realizado
Quantidade
semanal
und
Valor médio
R$
Valor médio semanal
R$

Limpeza de bicos
2

500,00
3000
Higienização pra ar condicionado
13

860,90
5165,4
Analise de scanner digital
13

1200,00
7200
Diagnósticos do sistema de injeção eletrônica
10
800,00
4800
Limpeza o sistema de arrefecimento 
10
500,00
3000
Revisão das luzes      
12
300,00

1800
Análise de módulo e sensores
15
1800,00
0

3.2. Preço

Com relação ao preço, as estratégias adotadas serão:
Preço a partir das análises realizadas é sabido que o consumidor tem um bom poder aquisitivo e pertence à classe alta e média alta. Apesar disso, existe a necessidade de ser competitiva e incluir alguns benefícios extras no preço, para tentar atrair maior interesse de seus clientes. Decidimos, assim, oferecer:



3.3Promoção

Divulgação com distribuição de panfletos, montagem de Faixas, convite às autoridades e a comunidade geral do município para coquetel de inauguração, preços com descontos, brindes (bonés e chaveiros) entre outros recursos disponíveis

Descontos na indicação de amigos e parentes;

Pacotes de serviços personalizados de acordo com as necessidades dos clientes;

Descontos para pagamentos a vista

listar as seguintes ações relacionadas a esse elemento:

3.4 PRAÇA

Localização privilegiada;

Infra-estrutura com lanchonete•
Sinalização interna e externa;

Parcerias:

AVALIAÇÃO E CONTROLE

Foram definidos os seguintes padrões de desempenho:

Avaliação mensal do desempenho da equipe;

Pesquisa do nível de satisfação de clientes (pesquisa trimestral);

Controle estimado dos custos;

Faturamento projetado x realizado.


3.5 Localização do Negócio

Possui 700 m² de área total com 600 m² de área de armazenamento, possui também dois portões de 5 metros de pé direito por 5 metros de largura. O galpão tem um pé direito de mais de 6 metros, com dois banheiros, piso em cerâmica em duas áreas para salas, faltando as paredes A enérgia é trifásica. O esgoto é lançado na rede da rua. O abastecimento de água é pela embasa. Possui torneira extra para serviços. recuo de 100 m² coberto com telha de alumínio para estacionamento. Piso de alta resistência com malha de mais de 10 cm, precisando apenas dar um leve polimento caso trabalhem com empilhadeiras. Localizado a menos de 200 metros da avenida de contorno.




Endereço Av. Contorno s/n            Bairro Sim
Cidade Feira de Santana                 Estado Bahia
Fone/Fax 75-2102-1947

A localização estratégica neste endereço, próximo Rodovia de grande rotatividade com acessibilidade, infraestrutura (luz, água, telefone, internet, asfalto e acostamento em bom estado), rota de passagem de ônibus municipais, estaduais e interestaduais, transportadores de grande porte, entre outros.


4. Plano Operacional

4.1 Layout


4.2. Capacidade Produtiva/Serviços


       A capacidade de armazenamento será de uma Estrutura inicial adequada a consumo.

4.3 Processos Operacionais

      -Apresentação do Centro Automotivo com limpeza e organização impecável, os funcionários prontos a atender as necessidades do consumidor;
      - Recebimento, análise e conferência das peças e óleos lubrificantes, acesso com Nota Fiscal e as licenças necessárias, área de descarregamento as partes dos produtos, facilitando o aceso dos clientes de seus automóveis.
       - Zelo pelo controle de qualidade do serviço prestado e das peças a serem vendidas, bem como questões ambientais implantando coleta seletiva para reciclagem de material, não agredindo ao meio ambiente.
     

















5 Plano Financeiro





























CENÁRIOS

 Nos dez primeiros meses deste ano, 2.993.878 carros foram vendidos no mercado brasileiro. O dado foi fornecido pelo mais recente estudo da JATO Dynamics, empresa da área de informações automotivas.

De acordo com o levantamento, no acumulado de janeiro a outubro, o crescimento foi de 7,3% na comparação com 2011. Quando se analisa exclusivamente o décimo mês de 2012, o aumento nas vendas foi de 23,9% em relação a outubro de 2012, com 326.904 veículos vendidos.

No âmbito mundial, a liderança segue com a China. Nos dez primeiros meses do ano, o crescimento registrado é de 6,3%, com 13.068.342 carros vendidos. Na sequência, estão Estados Unidos, Japão, Brasil e Alemanha.

Três dos principais mercados europeus estão no prejuízo neste ano. Devido à crise, Alemanha (1,6%), Itália (10,4%) e França (12,4%) registram queda em 2012. A exceção é o Reino Unido, com pequena alta (3,7%).

Em relação às montadoras, Toyota e Volkswagen seguem lutando pela primeira posição no ranking. Enquanto a primeira lidera no acumulado de janeiro a outubro (5.303.028 unidades vendidas), a segunda foi a principal marca do décimo mês deste ano (500.847 veículos)
 Os números incluem comerciais leves e carros de passeio.
*carros e comerciais leves
fonte:

    
BIBLIOGRAFIA


CZINKOTA, Michael R. Marketing: as melhores práticas/ R. M. Czinkota... [et al.];tradução Carlos lberto Silveira Netto Soares e Nivaldo Montingelli Jr. PortoAlegre: Bookman, 2001. 559p. Il

Kotler, Philip (2000), ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING, Pearson Education doBrasil, São Paulo.

 este trabalho não pode ser reproduzido sem autorizacao prévia de seus autores






Comentários

  1. Os números incluem comerciais leves e carros de passeio.
    *carros e comerciais leves

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