palno de negocio
CHARLES
RIBEIRO
GALDECI
FERREIRA LEAL
GEANE
DE LIMA LEANDRO
JOSIMAR
CARNEIRO
JOSUE
DA LUZ NASCIMENTO
RAMON
DE JESUS
PLANO DE NEGOCIOS
Feira de Santana
2013
CHARLES
RIBEIRO
GALDECI
FERREIRA LEAL
GEANE
DE LIMA LEANDRO
JOSIMAR
CARNEIRO
JOSUE
DA LUZ NASCIMENTO
RAMON
DE JESUS
Trabalho apresentado como
requisito parcial de avaliação da disciplina gestão de negócios e empreendedorismo
, do CEEP Áureo de Oliveira Filho, sob orientação do Prof°. Leticia Garcia.
Feira de Santana
2013
AGRADECIMENTOS
Chegar
ao final de uma etapa tão importante como esta
tem
sido para mim é realmente muito especial.
Gostaria
de agradecer a todos aqueles que se fizeram
presentes
nesse processo e de alguma forma deram sua
contribuição.
Primeiramente,
agradeço a Deus pelo dom da vida e
por
me dar a chance de vivenciar oportunidades tão
maravilhosas.
Agradeço
aos meus pais, pelo apoio, a compreensão, o
afeto
a todos os momentos, e por proporcionarem
oportunidades
que eles não puderam
RESUMO
Atualmente, a cada ano a indústria automobilística bate seu
recorde com base no ano anterior e o aumento de veículos em circulação cresce
consideravelmente em cada período. A cada lançamento, surgem novas tecnologias,
com componentes de maior durabilidade, fatores influenciados pela grande
competitividade existente no setor. Logo, para as empresas atuantes no setor de
reparação automotiva o desafio é constante e não poderia ser de outra forma.
Para que possam se manter no mercado, as reparadoras automotivas devem estar
atentas as constantes mutações no setor e realizar os ajustes necessários para
prestar serviços de excelência para o consumidor, que está mais exigente. Para
atendê-lo hoje é necessário mais que profissionais qualificados, o cliente está
buscando um tratamento diferenciado ao utilizar serviços. Além da qualificação
e do bom atendimento, é necessário realizar investimentos em marketing e
verificar se a empresa tem retorno das suas atividades. Dessa forma, o presente
estudo visa verificar a viabilidade para a implantação de um centro automotivo
na região de feira de Santana-Ba além de
analisar o mercado onde o empreendimento deve ser instalado e os investimentos
necessários para sua concretização, tendo como apoio a ferramenta Plano de
Negócios e trazer conceitos sob os principais aspectos que aborda, como o
empreendedorismo, a gestão de serviços e a indústria automobilística. Para a
contemplação desses fatores, a pesquisa que foi realizada, sob ponto de vista
de seus objetivos, foi exploratória, através de procedimentos técnicos
bibliográficos e estudo de caso, que trataram seus dados com abordagem
qualitativa e quantitativa. Com os resultados obtidos, pode-se verificar que o
empreendimento é viável, tanto econômica, como financeiramente.
Palavras-chave: empreendedorismo, serviços, reparadora
automotiva, Plano de
Negócios.
ABSTRACT
Every year, the automotive industry beats its record on the
previous year, and the amount of circulating vehicles grows considerably in
each period. On every new release, new technologies arrive, with more durable
components. All these factors are directly influenced by the high competitivity
in this sector. Consequently, for the companies that deal with automotive
repair, there's a constant challenge and it couldn't be otherwise. For them to
stay in the market, automotive repairing companies must always be aware of the
constant changes in the sector and make necessary adjustments to provide
excelent services to the consumer, wich is a lot more demanding. In order to
suit these requirements, it takes more than just skilled professionals, for the
customer is seeking for a unique treatment when using services. Besides
qualification and good service, it is necessary to invest in marketing and make
sure that the company's activities are being lucrative. That being said, the
present study aims to determinte the viability on the implementation of an automotive
center in the region feira de Santana /ba, plus analyzing the scene where this
enterprise must be installed - having as a support tool the Business Plan - and
bringing concepts on the main aspects that it approaches, such as
entepreneurship, service management and the automobile industry. To contemplate
all these factors, this research, on the point of view of its objectives, was
exploratory and guided trough both technical and bibliographical studies, wich
handled all the informations with a quantitative and a qualitative approach. By
checking the results, it is possible to verify that such project is viable,
both economic and financially.
Keywords: entepreneurship, service management, car
repairing, business plan.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
..........................................................................................................
1.1 SUMÁRIO EXECUTIVO
......................................................................................
1.2 Dados dos Empreendedores, experiência profissional e atribuições.
1.2 Dados dos Empreendedores, experiência profissional e atribuições.
1.3 Dados do Empreendimento
1.4 Missão da Empresa
2.ANÁLISE DO MERCADO
2.1.
Comportamento dos Clientes
2.2
Estudo das estratégias competitivas
2.3
Estudo dos Fornecedores
3.Plano de Marketing- composto de marketing
3.1
produtos e Serviços
3.2. Preço
3.2. Preço
3.3 promocao
3.5 Localização do Negócio
4. Plano Operacional
4.1 Layout
4.2. Capacidade Produtiva/Serviços
4.3 Processos Operacionais
PLANO FINANCEIRO
.........................................................................................
CONSIDERAÇÕES FINAIS
......................................................................................
REFERÊNCIAS ........................................................................................................
REFERÊNCIAS ........................................................................................................
ANEXO E – QUESTIONÁRIO APLICADO
AOS POSSÍVEIS CLIENTES ...............
ANEXO F –planta baixa
INTRODUÇÃO
Atualmente,
para que as empresas desenvolvam-se e sobrevivam no mercado atuante devem estar
em constante atualização sobre as novas tendências e tecnologias do setor de
atuação. As empresas de reparação automotiva vivenciam a mesma situação das
demais constantemente, pois as atualizações do setor são por vezes, até de
forma mais ágil que das demais.
Nesse contexto, desenvolveu-se um
Plano de Negócios para verificar a possibilidade de implementação de um centro
automotivo na região do feira de Santana /Ba analisando assim a viabilidade
econômico-financeira do empreendimento, os aspectos mercadológicos do setor e a
estrutura que a empresa deveria comportar. Dessa forma, busca-se analisar e
responder a seguinte questão: É viável a implantação de um centro automotivo? A
hipótese lançada pelo pesquisador é de que se acredita que possa ser viável a
instalação de um centro automotivo visto que o setor automotivo encontra-se em
fase de expansão. Como objetivo geral do presente estudo tem-se a proposta de
elaborar um Plano de Negócios para verificar a viabilidade para a instalação de
um centro automotivo
1.1Sumário Executivo.
Ao se
empreender um novo negócio é preciso cercar de garantias para mantê-lo no
mercado, oferecendo produtos e atendimento de qualidade, sendo competitivo,
trazendo diferencial competitivo. E Plano de Negócios é uma ferramenta que
auxilia nesse processo, entre abrir e manter o empreendimento em pleno
desenvolvimento, melhorando as variáveis positivas e as negativas sendo
corrigidas, já que planejamento deve ser flexível.
Este se
caracteriza por ser um estudo de viabilidade econômica da empresa em questão,
principalmente no ramo de Injeção Eletrônica, tem que ser realizado para evitar
problemas futuros.
Assim o
projeto, defini e analisa pontos relevantes na constituição de um
empreendimento tais como: Descrição do Produto, Análise de Mercado, Plano de
marketing, Plano Operacional e Financeiro, além dos Cenários que o cercam e
viabilidade do mesmo, mesmo porque este dá condições de acompanhar implantação
do projeto antes durante e depois de sua concretização, podendo ser readequado se
preciso, dando válvulas de reestruturação e recomposição do sucesso esperado.
A empresa se
destina a toda a classe que necessite do produto, órgãos públicos e privados,
atendendo o município de Feira de Santana-Bahia e sua Região Metropolitana, bem
como seus visitantes.
Como o
público-alvo gira em torno de catorze cidades, realizou-se uma pesquisa para
coleta de informações desses indivíduos, proporcionalmente em cada uma delas,
para desenvolver o perfil do cliente do centro automotivo. Após, foi realizado um levantamento sobre as cidades
que possuem mais circulação de veículos na região
A estimativa para a realização do
empreendimento é de aproximadamente R$, entregue pronto a funcionar e o
faturamento previsto ao mês aproximadamente R$ 97.700,00
1.2. Dados dos Empreendedores,
experiência profissional e atribuições.
Sócio 1
Nome: Galdeci Ferreira Leal
Endereço Rua D nº 55 Bairro
Morada do Bosque
Cidade Feira de Santana Estado Bahia.
Telefone (1) 75-3623-5018 Telefone (2) 75-8812-1018
Perfil
Técnico em Manutenção Automotiva
Atribuições
Administração Geral e Financeira
do empreendimento.
Sócio 2
Nome: Charles Ribeiro Pereira
Endereço: Rua 18 do Forte, nº 452 Bairro: Rua Nova.
Cidade: Feira de Santana Estado: Bahia
Telefone (1) 75 3425-1412 Telefone (2) 75 9249-1475
Perfil
Técnico em Manutenção Automotiva.
Atribuições
Consultor técnico em manutenção
automotiva, negociando com os fornecedores, já que a empresa em questão tem uma
particularidade, prestar serviços e venda de peças não deve fidelidade a uma
distribuidora, exigindo qualidade do produto a ser ofertado.
Sócio 3
Nome: Ramon de Jesus
Endereço: Rua Pedro Alves N° 25 Bairro: Suçuarana.
Cidade: Irará
Estado: Bahia.
Telefone 01 (78) 3254-4657. Telefone 02 (12) 3214-5657.
Perfil
Técnico em Manutenção Automotiva
Atribuições
Atua na área de logística e transporte da empresa em questão
visando a fluidez dos produtos e matérias a serem utilizados pela empresa.
Sócio 4
Nome: Jeane de Lima
Endereço: Rua Arco-íris N° 258 Bairro: Tomba
Cidade: São Gonçalo Estado: Bahia
Telefone 01 (54) 3256-4589 Telefone 02 (41) 8547-2524
Perfil
Técnica em Manutenção Automotiva
Atributos
Atua no setor de administração interna realizando atividades
coerentes para um bom gerenciamento da referida empresa, elaborando a visão, o
valor e a missão desta.
1.3 Dados do Empreendimento
Nome da Empresa: Centro Automotivo de Serviços em Injeção
Eletrônica Injecar Ltda.
CNPJ 03.794.456/0008-12
1.4 Missão da Empresa
Fornecer serviços de qualidade para linha leve automotiva a
preços competitivos em Feira de Santana e região.
1.5 Setor de atividade
Comércio e serviços
de reparação em automóveis de linhas leve.
1.6 Forma Jurídica
Sociedade
Limitada
1.7 Enquadramento
Tributário
1.7.1 Âmbito Federal
Super simples nacional
1.7.2 Âmbito Estadual
ICMS -
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços( Sistema de Débito e
Crédito) na conta de energia elétrica.
1.8 Capital Social
Números
|
Nome do Sócio
|
Valor (R$)
|
% de participação
|
Sócio 1
|
Galdeci Ferreira Leal
|
R$ 150.000,00
|
25%
|
Sócio 2
|
Charles Ribeiro Pereira
|
R$ 150.000,00
|
25%
|
Sócio 3
|
Ramon de Jesus
|
R$ 150.000,00
|
25 %
|
Sócio 4
|
Jeane de Lima
|
R$ 150.000,00
|
25 %
|
Total
|
R$600.000,00
|
1.9 Fontes de Recursos
Próprios de seus sócios
2. Análise de Mercado.
2.1 Estudo dos Clientes
2.1.1 Público alvo
Atender consumidores multimarcas, frotistas
e demanda de Prefeituras, transportadoras, empresas de Transporte de
passageiros, na cidade Feira de Santana-Bahia e na Região Metropolitana do
município.
2.1. Comportamento dos Clientes
Mercado Consumidor com carros que tem
injeção eletrônica desde o monoponto e que constituem o grupo de referencia primário
mais influente como pessoa física e jurídica (empresas). Podemos distinguir
duas famílias em busca de produtos e atendimento de qualidade, segurança,
conforto, preço e sustentabilidade.
2.2 Estudo das estratégias
competitivas.
Atualmente, através das inovações
tecnológicas cada vez mais constantes, as oficinas mecânicas, hoje conhecidas
como reparadoras automotivas, tiveram que se adaptar, modernizar e repensar a
estrutura dos seus locais de atendimento, pois os serviços automotivos deixaram
de ser algo que somente condizia com o público masculino e os espaços tiveram
de ser reorganizados e re-elaborados de forma que fossem mais convidativos para
os usuários dos serviços. As mulheres, nesse curto espaço de tempo, também
começam na procura por serviços automotivos e passa a exercer o papel da
cliente exigente e bem informada. Outro aspecto que passa a interferir no
ambiente de trabalho das oficinas mecânicas é o atendimento oferecido nas
concessionárias autorizadas, que possuem uma melhor estrutura, em relação às
oficinas mecânicas sujas e desorganizadas. Sendo assim, pode-se ver que, como
nos demais setores da economia, o ramo automotivo também passou a exigir um
atendimento de qualidade, com excelência em seus serviços e qualificação dos
seus profissionais.
o tipo de propriedade da
organização é contrato de locação de 2 anos ou seja, renovável por mais dois
com interesse de compra de área construída de 20.000² metros localizado em área
nobre da cidade e em outros distritos de
Feira de Santana-Bahia e na Região Metropolitana, levando consideração preço,
condições de pagamentos e localização.
Os sócios terão na sociedade, os
termos de acordos que eles serão como dono do negócio e os membros da diretoria
têm experiência e currículo no mercado de Feira de Santana com cursos em São
Paulo junto a montadoras, com nomes de pesos na área de manutenção. O controle
pra assinar os cheques é somente do administrador que fica na responsabilidade
do estoque mínimo e como os membros tem funções definidas tanto na área
administrativa quanto da área operacional, os seus salários são estabelecidos
com compensações e metas estabelecidas por produção tanto no processo de
reparação quanto de contratos novos.
2.3 Estudo dos Fornecedores.
A concorrência é direta como
fornecedor de distribuidoras de peças Tratando como fator diferencial o não vinculo com
distribuidoras, assim conseguindo parcerias com distribuidoras mantendo um poder de barganha maior, preservando a
qualidade , preço acessível ao consumidores finais.
São milhares de itens em
catálogos explicativos e ilustrados presentes em diversos pontos de venda em todo
o território nacional.
Maiores Fornecedores: NGK, BOSH, M. TE Thompson Magnetti Marelli
3.Plano de Marketing- composto de
marketing
3.1 produtos e
ServiçosQuadro 09 –
Projeção de serviços semanais a serem
prestados
Serviço a ser
realizado
|
Quantidade
semanal
und
|
Valor médio
R$
|
Valor médio semanal
R$
|
Limpeza de bicos
|
2
|
500,00
|
3000
|
Higienização pra ar condicionado
|
13
|
860,90
|
5165,4
|
Analise de scanner digital
|
13
|
1200,00
|
7200
|
Diagnósticos do sistema de injeção eletrônica
|
10
|
800,00
|
4800
|
Limpeza o sistema de arrefecimento
|
10
|
500,00
|
3000
|
Revisão das luzes
|
12
|
300,00
|
1800
|
Análise de módulo e sensores
|
15
|
1800,00
|
0
|
3.2. Preço
Com relação ao preço, as
estratégias adotadas serão:
Preço a partir das análises
realizadas é sabido que o consumidor tem um bom poder aquisitivo e pertence à
classe alta e média alta. Apesar disso, existe a necessidade de ser competitiva
e incluir alguns benefícios extras no preço, para tentar atrair maior interesse
de seus clientes. Decidimos, assim, oferecer:
3.3Promoção
Divulgação com distribuição de
panfletos, montagem de Faixas, convite às autoridades e a comunidade geral do
município para coquetel de inauguração, preços com descontos, brindes (bonés e
chaveiros) entre outros recursos disponíveis
Descontos na indicação de amigos
e parentes;
Pacotes de serviços
personalizados de acordo com as necessidades dos clientes;
Descontos para pagamentos a vista
listar as seguintes ações
relacionadas a esse elemento:
3.4 PRAÇA
Localização privilegiada;
Infra-estrutura com lanchonete•
Sinalização interna e externa;
Parcerias:
AVALIAÇÃO E CONTROLE
Foram definidos os seguintes
padrões de desempenho:
Avaliação mensal do desempenho da
equipe;
Pesquisa do nível de satisfação
de clientes (pesquisa trimestral);
Controle estimado dos custos;
Faturamento projetado x
realizado.
3.5 Localização do Negócio
Possui
700 m² de área total com 600 m² de área de armazenamento, possui também dois
portões de 5 metros de pé direito por 5 metros de largura. O galpão tem um pé
direito de mais de 6 metros, com dois banheiros, piso em cerâmica em duas áreas
para salas, faltando as paredes A enérgia é trifásica. O esgoto é lançado na
rede da rua. O abastecimento de água é pela embasa. Possui torneira extra para
serviços. recuo de 100 m² coberto com telha de alumínio para estacionamento.
Piso de alta resistência com malha de mais de 10 cm, precisando apenas dar um
leve polimento caso trabalhem com empilhadeiras. Localizado a menos de 200
metros da avenida de contorno.
Endereço Av. Contorno s/n Bairro Sim
Cidade Feira de Santana Estado Bahia
Fone/Fax 75-2102-1947
A localização estratégica neste
endereço, próximo Rodovia de grande rotatividade com acessibilidade, infraestrutura
(luz, água, telefone, internet, asfalto e acostamento em bom estado), rota de
passagem de ônibus municipais, estaduais e interestaduais, transportadores de
grande porte, entre outros.
4. Plano Operacional
4.1 Layout
4.2. Capacidade
Produtiva/Serviços
A capacidade de armazenamento será de
uma Estrutura inicial adequada a consumo.
4.3 Processos Operacionais
-Apresentação do Centro Automotivo com
limpeza e organização impecável, os funcionários prontos a atender as
necessidades do consumidor;
- Recebimento, análise e conferência das peças
e óleos lubrificantes, acesso com Nota Fiscal e as licenças necessárias, área
de descarregamento as partes dos produtos, facilitando o aceso dos clientes de
seus automóveis.
- Zelo pelo controle de qualidade do serviço
prestado e das peças a serem vendidas, bem como questões ambientais implantando
coleta seletiva para reciclagem de material, não agredindo ao meio ambiente.
5 Plano Financeiro
CENÁRIOS
De acordo com o levantamento, no acumulado de janeiro a outubro, o crescimento foi de 7,3% na comparação com 2011. Quando se analisa exclusivamente o décimo mês de 2012, o aumento nas vendas foi de 23,9% em relação a outubro de 2012, com 326.904 veículos vendidos.
No âmbito mundial, a liderança segue com a China. Nos dez primeiros meses do ano, o crescimento registrado é de 6,3%, com 13.068.342 carros vendidos. Na sequência, estão Estados Unidos, Japão, Brasil e Alemanha.
Três dos principais mercados europeus estão no prejuízo neste ano. Devido à crise, Alemanha (1,6%), Itália (10,4%) e França (12,4%) registram queda em 2012. A exceção é o Reino Unido, com pequena alta (3,7%).
Em relação às montadoras, Toyota e Volkswagen seguem lutando pela primeira posição no ranking. Enquanto a primeira lidera no acumulado de janeiro a outubro (5.303.028 unidades vendidas), a segunda foi a principal marca do décimo mês deste ano (500.847 veículos)
Os números incluem comerciais leves e carros de passeio. *carros e comerciais leves
fonte:
este trabalho não pode ser reproduzido sem autorizacao prévia de seus autores
BIBLIOGRAFIA
CZINKOTA, Michael R. Marketing: as melhores práticas/ R. M.
Czinkota... [et al.];tradução Carlos
lberto Silveira Netto Soares e Nivaldo Montingelli Jr. PortoAlegre:
Bookman, 2001. 559p. Il
Kotler, Philip (2000), ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING, Pearson
Education doBrasil, São Paulo.
Os números incluem comerciais leves e carros de passeio.
ResponderExcluir*carros e comerciais leves